quinta-feira, 1 de outubro de 2009

IDOSO: Ministério da Saúde lança publicação para os brasileiros mais velhos




Olá, Serra Gaúcha!

 O Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta quinta-feira, 1º de outubro. A data foi criada para lembrar e discutir os direitos das pessoas com mais de 60 anos. Na área da saúde, os idosos têm muito a comemorar. É o que afirma a técnica da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado.
"Hoje nós temos o Estatuto do Idoso. Vive-se mais hoje. Por conta de quê? Por conta de todos os avanços que nós temos na medicina, na área tecnológica. Houve uma diminuição na taxa de fecundidade, o que contribui para uma maior vivência. Houve uma diminuição na taxa de mortalidade infantil, então, as pessoas estão vivendo mais."
O Ministério da Saúde lançou uma publicação especial com todos os detalhes da Política Nacional do Idoso. O objetivo é conscientizar estados e municípios sobre ações de prevenção e valorização da saúde na velhice. De acordo com Luiza Machado, o tratamento adequado de idosos depende da capacitação dos profissionais de saúde. "Nós temos hoje a educação permanente dos profissionais de Saúde para que eles tenham a especificidade do envelhecer. Como atender o idoso; aquele idoso que requer cuidados biopsicossociais; aquele idoso que vai a nossa unidade de saúde; aquele idoso que requer um olhar diferenciado. Então é importantíssimo que o profissional de Saúde, seja ele de qualquer área, tenha a visão do envelhecimento presente. O envelhecimento não é só no Brasil. O envelhecimento é um fenômeno mundial."
Os idosos representam dez por cento da população brasileira. Mais de 19 milhões de pessoas no Brasil têm mais de 60 anos.
Reportagem, Patrícia Resende
Foto: Ieda Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário