terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mostra de Cinema Farrapo começa hoje no Sesc

Olá, Serra Gaúcha!

A “Mostra de cinema Farrapo” terá início nesta terça -feira, dia 15 e se estende até o dia 18 de setembro, a partir das 20 horas, no auditório do SESC – Bento Gonçalves. A Mostra é uma parceria entre a Biblioteca Pública e o SESC e está inserido na programação oficial da “1ª Feira do livro Farroupilha”, que por sua vez integra a “Semana Farroupilha de Bento Gonçalves”.

OS FILMES

Anahy de Las Missiones
É um raro filme brasileiro a abordar de forma poética, dramática e lúdica episódios lendários da história do período colonial, aqui ambientados na Revolução Farroupilha (1835-1845). È a recriação de lendas dos gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai, como aquela de Anahy de Las Misiones – que errava pelos países do prata vendendo despojos saqueados dos soldados mortos na batalhas – ou a da salamanca do jarau ( fixada por Simões Lopes Neto em lendas do sul). Eleito melhor filme pelo júri e público no festival de Brasília de 1997.

Ficha técnica:
Direção: Sérgio Silva
Roteiro: Sérgio Silva E Gustavo Fernandez (colaboração de Tabajara Ruas)
Trilha musical: Celso Loureiro Chaves
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes, Paulo José, Giovanna Gold, Fernando Alves Pinto, Matheus Narchtergaele, Claudio Gabriel, Ivo Cutzarida, Leverdógil De Freitas, Roberto Birindelli, Marcos Barretto, Oscar Simch.

16 - Quarta-feira – 20 horas

Um Lenço Farrapo
Documentário inspirado na poesia "O Retorno do Bravo", de Ubirajara Rafo Constante declamada pelo tradicionalista Omair Ribeiro Trindade. O curta conta a história de um velho guerreiro, Velho Maneco (Omair Trindade) reconhecido pela sua coragem, que manda o filho para lutar na Guerra. O orgulho do povo gaúcho, a hombridade, a honra falam mais alto que as relações de sangue. O filho Ruben (Marcelo Donini) voltará da sangrenta batalha? E o fiel amigo de Velho Maneco, Don Vicente (Davi de Souza) honrará o nome do velho companheiro de lutas? São mais de quarenta figurantes, cavalos, armas, roupas, acessórios e cenários de época com locações em fazendas do interior do município. A equipe - toda formada por profissionais caxienses - é composta por aproximadamente vinte pessoas.
“Um Lenço Farrapo" tem na direção o jornalista Leonardo Vivan.

17 – Quinta-feira – 20 horas

“O leão do Caverá”
O documentário "O Leão do Caverá" foi realizado pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas, com sede na cidade de Eldorado do Sul (RS), promovido pelo Sistema Tarca de Comunicações e assinado pelo experiente diretor Arno Maciel (ex-Rede Globo), trilha sonora selecionada pelo cantor e compositor Dorotéo Fagundes e com a produção da Mbc Vídeo. O Documentário conta a história dos revolucionários de 1923 no cenário natural do conflito.Honório e seus comandados lutavam contra um estado afundado na corrupção eleitoral de Borges de Medeiros há 30 anos no poder, assim os Maragatos cruzaram as Missões até São Gabriel, Cacequi, Bagé, Aceguá, Dom Pedrito e por toda a região de Rosário do Sul, Santana do Livramento, Quaraí, Alegrete e Uruguaiana, quando bravura e sangue se misturaram com ideal, nos enfrentamentos de Chimangos e Maragatos. A história do nosso Leão do Caverá é rica, foi contada na película por várias pessoas em especial pelos historiadores Alcy Cheuiche , Nico Fagundes e Jorge Telles, bem como de netos e bisnetos de Honório Lemes.

18 – Sexta-feira – 20 horas

Netto perde sua alma
Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que, ferido em plena guerra do Paraguai, está se recuperando no hospital militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor. Ouve o Capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontra um antigo camarada, o Sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na guerra dos farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no corpo de lanceiros negros, além do período em que viveu exilado no Uruguai.

Ficha técnica:
Direção: Beto Souza e Tabajara Ruas
Roteiro: Tabajara Ruas, Beto Souza, Ligia Walper, Fernando Marés de Souza, Rogério Brasil Ferrari.
Trilha sonora original: Celau Moreira
Elenco: Werner Schunemann, Laura Schneider, Sirmar Antunes, Márcia do Canto, Arines Ibias, Lisa Becker, João França, Fábio Netto, Oscar Simch, Nélson Diniz, Letícia Liesenfeld, Araci Esteves, Miguel Ramos, Anderson Simões

F0to: Divulgação
Postado por Ieda Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário