sábado, 26 de setembro de 2009

Saúde: as doenças que costumam atacar na primavera


Olá, Serra Gaúcha

Com a chegada da primavera, alguns problemas de saúde costumam ocorrer com maior frequência. É o caso das doenças alérgicas causadas, principalmente, pelo contato com o pólen das flores. De acordo com a alergista Jeane Alecrim basta tomar pequenos cuidados para apreciar a beleza da estação sem adoecer. A alergista, Jeane Alecrim aconselha: "Evitar o contato exacerbado com as flores que nessa época tem muita liberação de pólen e, principalmente, manter o quarto bem arejado, bem limpo sem procurar limpar com pano úmido. Evitar também o contato com bichinhos de pelúcia. Coisas que levam a aglomeração de ácaros".
Por conta da grande variação de temperatura e do aumento da umidade, a estação também favorece um aumento de casos da conjuntivite. Para se prevenir dessa doença, a doutora Jeane faz uma recomendação: "Manter a mucosa ocular bem hidratada. A utilização de colírios lubrificante ajuda bastante. E sempre manter as mãos limpas. Exatamente para evitar o contato, levar partículas para o olho. Assim evitar uma inflamação da mucosa ocular".
Não são apenas as doenças alérgicas que surgem com mais força nesse período. Os casos de dengue e de leptospirose também aumentam com a chegada das chuvas. Nesses casos, as principais medidas são: não deixar água parada acumular, evitar andar descalço e evitar o contato com água de enchentes

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário