terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vereadores aprovam loteamento no Vale dos Vinhedos

Olá, Serra Gaúcha!

Por seis votos a três, Legislativo de Bento Gonçalves aprovou a instalação de um loteamento popular no principal roteiro enoturístico do Brasil

A linha do horizonte do Vale dos Vinhedos nunca mais será a mesma. Isso porque será instalado na região um loteamento popular com dezenas de lotes de apenas 200 metros quadrados. A decisão foi do Legislativo de Bento Gonçalves que, durante a Sessão Ordinária realizada na tarde de hoje (28), derrubou por seis votos a três o veto do prefeito Roberto Lunelli ao Projeto de Lei que expande a área urbana sobre o território do Vale dos Vinhedos. O principal argumento defendido pelo chefe do Executivo é o risco do desencadeamento de um processo irreversível de descaracterização do Vale dos Vinhedos, comprometendo a paisagem histórico-cultural da região. A defesa não convenceu a maioria dos vereadores.
Aconteceu o que a Aprovale mais temia. Com este precedente aumenta a possibilidade de deflagrar um processo de especulação imobiliária em um dos mais belos roteiros turísticos do país. O presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, assegurou que a entidade não vai descansar enquanto não reverter a situação. “Se preciso for, acionaremos o Ministério Público. Vamos fazer tudo o que for possível para impedir que outra área do Vale dos Vinhedos seja loteada”, enfatizou. A situação será analisada junto ao Conselho Deliberativo da entidade que deverá apontar as futuras ações a serem tomadas pela Associação. Outra preocupação de Dadalt é desenvolver um trabalho de conscientização e união junto aos vinicultores do Vale para evitar que esta situação venha a se repetir.
A pauta lotou o plenário reunindo durante 3 horas (das 14 às 17 horas), além de vinicultores e viticultores do Vale dos Vinhedos, representantes de outros distritos e entidades ligadas ao trade e à cadeia produtiva da uva e do vinho. Lideranças empresariais do Estado como o ex-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e diretor da Fasolo, Renan Proença; o presidente da ExpoBento 2010, Rogério Valduga e o presidente da Fimma e do Sindicato das Indústria Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMMME), Juarez Piva, participaram da sessão solidários à Aprovale. Além da comunidade do próprio distrito, também marcaram presença moradores de São Pedro, Tuiuty e Faria Lemos, além da secretária de Turismo, Ivane Fávero.
Entidades como a AtuaSerra, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Caxias e Região, Convention Bureau, Associação Caminhos de Pedra e integrantes do curso de turismo do SENAC, assim como empreendedores de Monte Belo do Sul, como Décio Tasca, também compareceram. Empreendedores do Vale não acreditavam no que estavam vendo. Juarez Valduga (Casa Valduga), Cândido e Marcos Valduga (Dom Cândido), Moysés Michelon (Villa Michelon), Camilo Geremia (Canta Maria/Grupo Di Paolo), Idalêncio Francisco e Eduardo Angheben (Angheben), Maria Isabel e Patrícia Carrara (Lídio Carraro), Ademir Brandelli (Don Laurindo), Aldemir Dadalt (SPA do Vinho) entre inúmeros outros associados saíram da Câmara decepcionados. Exibindo faixas e cartazes com frases de repúdio a urbanização, mais de 150 pessoas assistiram à derrubada do veto e aprovação do polêmico projeto de lei.
O município de Garibaldi esteve representado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eldo Milani (PMDB), que entregou um documento manifestando apoio a Aprovale e solicitando aos vereadores de Bento que reconsiderassem a decisão tomada na primeira sessão. Milani está preocupado, pois existe a possibilidade de instalação de outro loteamento em área pertencente a Garibaldi.
Nem mesmo os argumentos dos vereadores que votaram a favor do veto – Mário Gabardo (PMDB), Vanderlei Santos (PP) e Neilene Lunelli (PT) – conseguiram reverter a situação. Gabardo destacou a qualidade de vida dos moradores que vivem hoje no Vale, fruto do trabalho e da união entre produtores de uva e de vinho. Ele lembrou que em 2007 houve manifestação contrária de representantes do Vale dos Vinhedos e que mesmo assim no ano seguinte o Legislativo votou pela transformação da área em zona urbana, restando definir o índice de ocupação. Já a vereadora Neilene Lunelli chamou a atenção para a condição que o Vale ocupa, servindo de modelo para outros estados e países. Com o projeto aprovado, levanta-se mais uma questão: analisar pontos divergentes do Plano Diretor.

RESULTADO DA VOTAÇÃO
Apoiaram o veto do prefeito e são contra a instalação do loteamento no Vale:

Vanderlei Santos (PP)
Neilene Lunelli Cristófoli (PT)
Mario Gabardo (PMDB)

Votaram contra o veto e apóiam a instalação do loteamento no vale:

Airton Minúsculi (PT)
Adelino Cainelli (PP)
Ivar Leopoldo Castagnetti (PMDB)
Marcos Barbosa (PRB)
José Élvio Atzler de Lima (PMDB)
Gilmar Pessuto (PSDB)
Valdecir Rubbo (PDT) – Presidente da Câmara, só vota em caso de empate, mas se declarou contra o veto do prefeito
Neri Mazzochin (DEM) – ausente

Mais Informações:
Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)
Fone: (54) 3451.9601 www.valedosvinhedos.com.br / aprovale@valedosvinhedos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário