sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Semana da Saúde Sexual e Reprodutiva do Jovem em andamento


Olá, Serra Gaúcha!

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das secretarias de Saúde e Educação e o Grupo de trabalho em saúde sexual e reprodutiva, em parceria com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação está promovendo desde a última quinta-feira, dia 25, a 4ªSemana da Saúde Sexual e Reprodutiva do Jovem.
Conforme explica a coordenadora do Programa, psicóloga Karina Paggi, desde 2006, o município realiza um amplo trabalho de prevenção e promoção da saúde sexual e reprodutiva de seus adolescentes através do Programa Jovem Consciente (PJC), articulado desde 2008 com o programa federal Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A cada ano, realiza capacitações para educadores e profissionais de saúde desenvolverem trabalhos sobre orientação sexual com jovens.
De 24 a 26 no Shopping Bento Gonçalves ocorre a Mostra desses trabalhos no evento da Semana da Saúde Sexual do Jovem. “Esse é um momento especial onde serão oferecidas atividades educativas e valorizados os trabalhos desenvolvidos pelas equipes de saúde e escolas públicas”, afirma.
A Semana foi aberta com um Concurso de Música no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio. Em frente ao shopping, a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde está estacionada prestando esclarecimentos a comunidade. Em 2009, ao todo 33 escolas públicas da rede estadual e municipal integram o programa. Destas, 16 apresentam painéis no evento.

Dados municipais
A gravidez na adolescência e a contaminação por DSTs e AIDS ainda é uma preocupação de pais, educadores e dos próprios adolescentes. Em Bento Gonçalves, as taxas de natalidade entre mães de 10 a 19 anos alcançaram um pico, chegando a responder por mais de 17% do total de nascimentos entre os anos de 1998 a 2001. Em um levantamento do Centro de Referência Materno-Infantil (SMS-BG) observa-se que 96% dessas mães adolescentes eram usuárias do SUS em 2006 e 59% delas não planejou a gestação.
A conclusão das equipes de que os adolescentes tem tido vida sexual cada vez mais precoce e o uso indevido dos métodos contraceptivos, ou a falta de preocupação que muitos demonstram ao não escolherem nenhum método, leva a que muitas famílias tenham que se defrontar com uma gravidez não planejada, principalmente entre grupos sociais menos favorecidos, aumentando as chances da evasão escolar e de pobreza.
No que diz respeito à AIDS, observa-se atualmente o aumento de casos em jovens e entre mulheres, sendo que em 2003 foram registrados no Brasil 7,2% de novos casos em homens entre 13 e 24 anos e 11,3% em mulheres nessa mesma idade.

Confira a programação:

25/09 – Sexta-feira

09h às 22h – Mostra permanente dos Painéis das Escolas
09h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 – Orientações de anticoncepção na Unidade Móvel
09h às 17h30 – Painel “Sou jovem consciente porque...”
09h às 11h30 – Visitação Dirigida e Arrastão da saúde (grupos de escolas inscritas participam de atividades)
13h30 às 17h30 – Atividade coordenada pelos agentes de saúde “Sombras: pegadinha educativa” (com distribuição de material informativo)

26/09 - Sábado

09h às 22h – Mostra permanente dos Painéis das Escolas
09h às 11h30 – Orientações de anticoncepção na Unidade Móvel
Atividade coordenada pelos agentes de saúde “Sombras: pegadinha educativa”

Informações pelo fone 3452-1042.

Foto: Ieda Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário